Todas as provas foram muito boas, com nível técnico, atletas de elite e também com a participação de amadores; reunidos em famílias e amigos.
Tive o prazer de competir em uma delas; no "Night Trail Run", ficando em 2º lugar por categoria e 13º no geral. Meu amigo (Morango) que também participou, mesmo se recuperando de dores no joelho, superou o desconforto e chegou em 8º na mesma categoria que a minha (25 - 29 anos).
Outro amigo (Bruno - Preto) que veio de Piedade (SP) especialmente para participar do Triathlon, ficou em 3º na categoria (25 - 29 anos) e em 18º na geral.
Na natação o Bruno não pode manter um ritmo forte, pois teve problemas na primeira bóia com o seu ombro. Porém após a transição para as bikes, no trecho de MTB (29km) e na corrida (9km), ele mandou muito bem, deixando uma turma para trás e conseguindo boas colocações; o que lhe rendeu o 3º na categoria e 18º na geral.
A largada aconteceu as 19:00h e procurei conseguir posições o mais rápido possível, antes dos grupos se dispersarem... Logo que a prova tomou as ruas do bairro do Perequê, começaram a se formar os pelotões.
Procurei o tempo todo "colar" nos que estavam mais acelerados, pois imaginava que estavam concorrendo comigo, já que os participantes da prova de 9km iriam se poupar mais no começo da prova.
Assim que entrei na trilha busquei muita gente, sempre nas oportunidades que apareciam quando alguns patinavam na lama, ou diminuiam o ritmo na subida, ou mesmo em algum obstáculo natural (pedras, troncos, etc)... E sempre que estas oportunidades apareciam procurava acelerar e ultrapassá-los pelos flancos. E em uma dessas tomei um tombo, onde caí e já voltei a correr, para não peder posição. Já na parte final da trilha estava bastante escuro, sinal de que não havia nenhum competidor perto, nem pela frente e nem atrás; o que me deu uma boa dose de motivação. Na saída da trilha para a rua, voltei a ser maracado por algum corredor, mas nos últimos 1.500m consegui disparar e manter minha corrida em uma "zona de conforto", pois não tinha nenhum visual de competidor na minha frente e por isso não teria tempo para alcançar mais ninguém. Na chegada da praia nos últimos 200m senti a coxa queimar bastante correndo pela areia fofa, mas procurei manter o ritmo para conseguir um bom tempo. Quando cruzei a linha de chegada percebi que haviam poucos atletas que haviam cruzado, e aí comecei me animar, imaginando um possível pódium! De qualquer forma já estava muito feliz pelo meu resultado e satisfação pessoal, além da resistência durante a prova.
Logo após saírem os resultados, fui presenteado com um segundo lugar em minha categoria (25 - 29 anos), completando a prova em 26 minutos!
Fiquei impressionado com o evento deste ano em todos os aspectos: organização, mobilização, equipe, atletas e marketing... A galera mandou muito bem!
Valeu também pela turma que veio para Ilhabela (Bruno - Gords, Bruno - Preto e Morango), que sempre são parceiros para uma trilha!
Valeu também pela turma que veio para Ilhabela (Bruno - Gords, Bruno - Preto e Morango), que sempre são parceiros para uma trilha!